Pular para o conteúdo principal

Monitoração de status ONU Fiberhome com Zabbix

Cenário utilizado foi um Debian 8 com Zabbix 3.2 e Banco Mysql, esse tutorial exige que você já tenha familiaridade com comandos snmp para coleta de informações de seus dispositivos e criação de itens e triggers no Zabbix, primeiro passo é garantir que o servidor Zabbix tenha acesso snmp a OLT Fiberhome e segundo obter o arquivo MIB e coloca-lo no /usr/share/snmp/mibs do Zabbix-Server. Teste a comunicação snmp entre servidor e OLT, acesse o terminal do Zabbix-Server.

Digite:

snmpwalk -v2c -c [comunidade] [ip-da-olt]

terá uma saída semelhante a imagem:









Pronto, a comunicação está funcionando.

Agora podemos buscar por informações especificas sobre a OLT nesse link podemos encontrar vários parâmetros para utilizar junto ao comando snmpwalk, no nosso exemplo utilizaremos apenas dois, o "authOnuListMac" vai listar todas as Onu's autorizadas e seus respectivos Mac's.

Digite no terminal Zabbix:

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] authOnuListMac


















O outro parâmetro é o "onuStatus", ele lista todas as Onu's autorizadas e como o nome do parâmetro já diz informa a situação do equipamento.

Digite no terminal Zabbix:

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] onuStatus
















Repare na saída do comando, que ele informa as saidas 1 e 3, que querem dizer 1 "up" e 3 "down"

Para descobrir de quem é a ONU, você terá que acessar sua OLT através do software gerenciador, aqui eu utilizo o ANM2000, Verifique o MAC da ONU de um cliente especifico e utilize o comando:

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] authOnuListMac | grep [mac-onu-cliente]

segue exemplo na imagem abaixo:

Note que cada ONU tem um numero identificador que segue ao parâmetro
"GEPON-OLT-COMMON-MIB::authOnuListMac."

Esse numero identificador utilizarei para verificar "onuStatus" adicionando ele ao comando

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] onuStatus | grep [numero-identificador]









Seguindo o nosso exemplo concluímos que o cliente "x" de MAC=FHTT11037e70 que tem o identificador "35653632" está com equipamento ONU online.

Agora vamos criar um item de coleta no Zabbix com a seguinte OID

GEPON-OLT-COMMON-MIB::onuStatus.35653632


















Visualizando os dados recentes do Host, item coletado OK







Com esse dados em mãos crie uma trigger para alertar a queda das Onu's, lembrando que esse foi cenário de testes, em produção utilize boas praticas, recomendo não utilizar tempo de coletas abaixo de 1 minuto. Esse pequeno tutorial é apenas base para coletar outras informações.

Espero que ajude de alguma forma, abraço!!












Postagens mais visitadas deste blog

Monitoração de quantidade de interfaces PPPoE no Mikrotik via Zabbix-3-2.

Nesse tutorial vou considerar que já tenha instalado o seu Zabbix o pacote " snmp-mibs-downloader " e a mib " MIKROTIK-MIB.txt " no caminho /usr/share/snmp/mibs. Apos conferir isso,  já podemos realizar o teste no concentrador Mikrotik. Configure o protocolo snmp no Mikrotik, Acesse sua RouterBoard e faça o caminho indicado na imagem: Irá abrir essa janela abaixo, onde habilitara o protocolo e podera fazer mudança sobre a versão e a comunidade(padrão "public") Aplique as modificações, o Mikrotik já está configurado. Agora está pronto para realizarmos os teste no terminal do Zabbix. Sintaxe do comando SNMP. snmpwalk -v[numero da versão] -c[comunidade] IP-MIKROTIK   Exemplo: snmpwalk -v1 -c public 192.168.88.1 Certifique-se de que seu servidor Zabbix tem comunicação com o Mikrotik, ao realizar o comando acima ele irá listar varias informações de seu equipamento como na imagem abaixo, lembrando de alterar os dados do exemp

ATUALIZAÇÃO ZABBIX 6.0 PARA 6.2

Sistema Operacional utilizado - Debian 11  Recomendo fazer o backup dos arquivos de configurações e banco, Pare o serviços do zabbix server: # systemctl stop zabbix-server Crie diretórios para arquivos de backup: # mkdir -p /opt/zabbix_backup/bin_files # mkdir -p /opt/zabbix_backup/conf_files # mkdir -p /opt/zabbix_backup/doc_files # mkdir -p /opt/zabbix_backup/web_files # mkdir -p /opt/zabbix_backup/db_files Backup de arquivos binários, doc e conf do Zabbix: # cp -rp /etc/zabbix/zabbix_server.conf /opt/zabbix_backup/conf_files # cp -rp /usr/sbin/zabbix_server /opt/zabbix_backup/bin_files # cp -rp /usr/share/doc/zabbix-* /opt/zabbix_backup/doc_files # cp -rp /etc/apache2/conf-enabled/zabbix.conf /opt/zabbix_backup/conf_files 2>/dev/null # cp -rp /etc/zabbix/web/zabbix.conf.php /opt/zabbix_backup/conf_files 2>/dev/null Backup de arquivos da web Zabbix (frontend) # cp -rp /usr/share/zabbix/ /opt/zabbix_backup/web_files Backup do banco de dados Zabbix Este comando fará um backup com