Pular para o conteúdo principal

Monitoração de quantidade de interfaces PPPoE no Mikrotik via Zabbix-3-2.

Nesse tutorial vou considerar que já tenha instalado o seu Zabbix o pacote "snmp-mibs-downloader" e a mib "MIKROTIK-MIB.txt" no caminho /usr/share/snmp/mibs. Apos conferir isso,  já podemos realizar o teste no concentrador Mikrotik.

Configure o protocolo snmp no Mikrotik, Acesse sua RouterBoard e faça o caminho indicado na imagem:


Irá abrir essa janela abaixo, onde habilitara o protocolo e podera fazer mudança sobre a versão e a comunidade(padrão "public")



Aplique as modificações, o Mikrotik já está configurado. Agora está pronto para realizarmos os teste no terminal do Zabbix.

Sintaxe do comando SNMP.

snmpwalk -v[numero da versão] -c[comunidade] IP-MIKROTIK 

Exemplo: snmpwalk -v1 -c public 192.168.88.1
Certifique-se de que seu servidor Zabbix tem comunicação com o Mikrotik, ao realizar o comando acima ele irá listar varias informações de seu equipamento como na imagem abaixo, lembrando de alterar os dados do exemplo para o da sua rede.


Voltando ao foco do tutorial, que é a quantidade de interfaces pppoes conectados no Mikrotik, encontramos a OID "SNMPv2-SMI::enterprises.9.9.150.1.1.1.0" ela quem retorna o numero da quantidade de interfaces pppoe conectadas.

Sendo assim colocamos ela no final do comando e obteremos o resultado procurado.

Exemplo: 
snmpwalk -v1 -c public 192.168.88.1 SNMPv2-SMI::enterprises.9.9.150.1.1.1.0


Observe o resultado igual 73 e pode ir conferir no Mikrotik se está correto pelo caminho
PPP > Active Connections

Agora é só criar o item no Zabbix e começar as coletas. No meu caso eu apenas inclui um novo item a um template já existente, 
O item montado ficou dessa forma:


Logo depois de ativar o item vá em Monitoramento > Dados Recentes, e selecione o Host monitorado e verifique se estão chegando as coletas dentro do tempo estabelecido.


veja que durante o tempo em que eu criei o item subiu mais uma interface pppoe totalizando 74 conexões pppoe.

Agora eu posso utilizar essa informação para ter uma media de quantos clientes estão ativos e em que períodos do dia é a maior concentração de clientes. Eu tive a necessidade de saber quando ocorresse uma queda brusca de clientes, e montei um alerta para calcular a média de 1 dia menos a média de 10 minutos, se isso chegasse a 20 o Zabbix dispara a trigger ou caso ele chegar a 0 também fazer o mesmo disparo, sendo assim eu fico sabendo que ocorreu problema no local, como por exemplo um bloco de um determinado prédio ficar sem acesso.

Criando a trigger.



Explicando a trigger:
No campo nome defina o que irá informar no alerta, a macro  {ITEM.LASTVALUE}  ela vai mostrar o ultimo valor do item coletado na trigger.

Expressão:
{Template:item.avg(1d)} - {Template:item.avg(10m)} > 20 or {Template:item.avg(5m)}=0
Obs: altere os nomes para o template utilizado e para o item criado no seu cenário.


{Template:item.avg(1d)} valor da média de 1 dia

{Template:item.avg(10m)} valor da média de 10 minutos

ao subtrair e esse valor for maior que 20 irá dispará a trigger

o operador OR(ou) irá testar se uma expressão ou a outra será valida 

{Template:item.avg(5m)}=0, se a média de 5 minutos for zero ele dispara

Isso é um exemplo de como uso, você pode modificar de acordo com sua necessidade.

Exemplo de incidentes disparados:



Espero ter ajudado de alguma forma, o tutoria exige que já tenha uma certa familiaridade com o Zabbix, 

grande abraço a todos e até a próxima!




Postagens mais visitadas deste blog

Monitoração de status ONU Fiberhome com Zabbix

Cenário utilizado foi um Debian 8 com Zabbix 3.2 e Banco Mysql, esse tutorial exige que você já tenha familiaridade com comandos snmp para coleta de informações de seus dispositivos e criação de itens e triggers no Zabbix, primeiro passo é garantir que o servidor Zabbix tenha acesso snmp a OLT Fiberhome e segundo obter o arquivo MIB  e coloca-lo no /usr/share/snmp/mibs do Zabbix-Server. Teste a comunicação snmp entre servidor e OLT, acesse o terminal do Zabbix-Server. Digite: snmpwalk -v2c -c [comunidade] [ip-da-olt] terá uma saída semelhante a imagem: Pronto, a comunicação está funcionando. Agora podemos buscar por informações especificas sobre a OLT nesse link  podemos encontrar vários parâmetros para utilizar junto ao comando snmpwalk, no nosso exemplo utilizaremos apenas dois, o "authOnuListMac" vai listar todas as Onu's autorizadas e seus respectivos Mac's. Digite no terminal Zabbix: snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] authOnuListMa

ATUALIZAÇÃO ZABBIX 6.0 PARA 6.2

Sistema Operacional utilizado - Debian 11  Recomendo fazer o backup dos arquivos de configurações e banco, Pare o serviços do zabbix server: # systemctl stop zabbix-server Crie diretórios para arquivos de backup: # mkdir -p /opt/zabbix_backup/bin_files # mkdir -p /opt/zabbix_backup/conf_files # mkdir -p /opt/zabbix_backup/doc_files # mkdir -p /opt/zabbix_backup/web_files # mkdir -p /opt/zabbix_backup/db_files Backup de arquivos binários, doc e conf do Zabbix: # cp -rp /etc/zabbix/zabbix_server.conf /opt/zabbix_backup/conf_files # cp -rp /usr/sbin/zabbix_server /opt/zabbix_backup/bin_files # cp -rp /usr/share/doc/zabbix-* /opt/zabbix_backup/doc_files # cp -rp /etc/apache2/conf-enabled/zabbix.conf /opt/zabbix_backup/conf_files 2>/dev/null # cp -rp /etc/zabbix/web/zabbix.conf.php /opt/zabbix_backup/conf_files 2>/dev/null Backup de arquivos da web Zabbix (frontend) # cp -rp /usr/share/zabbix/ /opt/zabbix_backup/web_files Backup do banco de dados Zabbix Este comando fará um backup com