Pular para o conteúdo principal

Sobre

Minha paixão por tecnologia não é antiga, é bem recente e iniciou-se após a compra do meu primeiro computador aos 28 anos de idade(hoje tenho 33), até então um usuário mais do que básico e jogador de lan house que apenas paga pelo tempo no computador e joga seu RPG favorito, hoje já aprendi bastante, sempre ajudado por amigos próximos e por pessoas na internet através de fóruns, blogs e claro o YouTube. Hoje sou técnico em T.I. em um provedor de internet e um eterno estudante de tecnologia.

Já fiz quase tudo nessa vida, foi quando comecei a trabalhar como almoxarife de um provedor de internet, e tudo a meu redor me fascinava, equipamentos e conexões para todo lado, e senti vontade de aprender como tudo aquilo funcionava, mais tarde iniciei um curso de analise e desenvolvimento e sistemas, muito difícil para quem não era familiarizado com nada daquele mundo, muitas tecnologias para aprender ao mesmo tempo sem ter tempo algum, pois as minhas contas não esperavam que eu aprendesse para depois quita-las, tinha que ralar muito, acabei desistindo do curso, mas não da tecnologia, o tempo passou, foi quando fiz um curso básico de redes de computadores(Professor Gilberto Gonzaga) que fez a união do conhecimento com a necessidade de aprender algo mais rápido possível para que eu entrasse na área de T.I, e foi o que aconteceu.

O blog terá o intuito de passar alguns tutoriais básicos e intermediários do mundo de redes de computadores, novidades da área, pesquisas e etc. Sejam bem vindos.


"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."
José de Alencar


Comentários

  1. Orra linda historia ..irmão . que bom que um dia.. pude ser ao menos um coadjuvante desse seu descobrir . e claro mais que feliz em saber e ver cada vez mais.. você se superando . so falta agora aprender a jogar bem SSFV de Ryu em ..kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ae Bruno!!
    Cara você fa parte sim dessa historia, muito obrigado pela oportunidade dada na época, muito obrigado mesmo... agora jogar Streetzim a gente num desaprende não rsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Monitoração de status ONU Fiberhome com Zabbix

Cenário utilizado foi um Debian 8 com Zabbix 3.2 e Banco Mysql, esse tutorial exige que você já tenha familiaridade com comandos snmp para coleta de informações de seus dispositivos e criação de itens e triggers no Zabbix, primeiro passo é garantir que o servidor Zabbix tenha acesso snmp a OLT Fiberhome e segundo obter o arquivo MIB e coloca-lo no /usr/share/snmp/mibs do Zabbix-Server. Teste a comunicação snmp entre servidor e OLT, acesse o terminal do Zabbix-Server.

Digite:

snmpwalk -v2c -c [comunidade] [ip-da-olt]

terá uma saída semelhante a imagem:









Pronto, a comunicação está funcionando.

Agora podemos buscar por informações especificas sobre a OLT nesse link podemos encontrar vários parâmetros para utilizar junto ao comando snmpwalk, no nosso exemplo utilizaremos apenas dois, o "authOnuListMac" vai listar todas as Onu's autorizadas e seus respectivos Mac's.

Digite no terminal Zabbix:

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] authOnuListMac


















O outro parâmetro é o &qu…

Monitorando sinal rx-power gbic Mikrotik via Zabbix

Ambiente utilizado foi maquina Debian 8 Jessie + Zabbix Server 3.2.7. Após várias tentativas de conseguir essa monitoração por snmp e não funcionar (não encontrei a OID ou não existe ela rsrs), comecei a procurar uma forma de fazê-lo via ssh, e acabou dando certo.
Criei um usuário no Mikrotik(CRS212) com permissão para leitura: Exemplo:  Usuário – zabbix  Senha – zabbix
Acesse o terminal do Debian Zabbix: Digite: apt install sshpass Será instalado esse pacote para que possamos enviar a senha junto com o comando no Linux para o Mikrotik.
Agora teste a conexão via ssh com o Mikrotik ssh usuariomikrotik@ipdomikrotik será feita uma pergunta: Are you sure you want to continue connecting (yes/no)? Responda YES
Pronto, já podemos enviar o comando direto do Debian Zabbix para o Mikrotik. sshpass -p senhausuariomikrotik ssh usuariomikrotik@ipmikrotik interface ethernet monitor number=0  once | grep rx-power | sed 's/dBm//g' | awk '{print $2}'
Explicando o comando:
sshpass – permit…

Monitoramento com Zabbix 3.2 - Instalação

O que é Zabbix?

É um sistema de monitoramento de dispositivos de rede open source. Utiliza uma interface web de fácil gerenciamento. Com Zabbix você pode monitorar servidores, equipamentos e muito mais. A monitoração pode ser através do próprio agente Zabbix, por SNMP e alguns outros protocolos e até via scripts personalizados para necessidades especificas. É possível monitorar a saúde de servidores,
como discos, memoria, cpu, rede, aplicações e serviços. Com as coletas de informações em mãos podemos criar alertas sobre incidentes que ocorrem no nosso ambiente, assim podemos agir com mais rapidez e uma melhor tomada de decisão, esses alertas ainda podem ser configurados para servem enviados através de e-mail, sms, telegram e outros.


Instalação via pacote com Debian 8

Necessário que seu sistema esteja instalado e atualizado, será utilizado o repositório oficial do Zabbix para Debian 8, banco Mysql e utilizado todo o processo com usuário root.

Baixar o pacote Zabbix 3.2 para Debian 8

wg…