Pular para o conteúdo principal

Sobre


 JORGE R. PEREIRA
   Analista de redes
  • Ceriticação: Mikrotik - MTCNA  
    • Analise de utilização de equipamentos wireless, monitoramento de dispositivos de rede com Zabbix, configuração de equipamentos Mikrotik e administração de servidores Linux, Windows Server, Virtualização com XenServer e processos de equipamentos fibra óptica tecnologia gpon.
      • Minha paixão por tecnologia não é antiga, é bem recente e iniciou-se após a compra do meu primeiro computador aos 28 anos de idade(hoje tenho 35), até então um usuário mais do que básico e jogador de lan house que apenas paga pelo tempo no computador e joga seu RPG favorito, hoje já aprendi bastante, sempre ajudado por amigos próximos e por pessoas na internet através de fóruns, blogs e claro o YouTube. Hoje sou analista em redes de computadores em um provedor de internet e um eterno estudante de tecnologia. Já fiz quase tudo nessa vida, foi quando comecei a trabalhar como almoxarife de um provedor de internet, e tudo a meu redor me fascinava, equipamentos e conexões para todo lado, e senti vontade de aprender como tudo aquilo funcionava, mais tarde iniciei um curso de analise e desenvolvimento e sistemas, muito difícil para quem não era familiarizado com nada daquele mundo, muitas tecnologias para aprender ao mesmo tempo sem ter tempo algum, pois as minhas contas não esperavam que eu aprendesse para depois quita-las, tinha que ralar muito, acabei desistindo do curso, mas não da tecnologia, o tempo passou, foi quando fiz um curso básico de redes de computadores(Professor Gilberto Gonzaga) que fez a união do conhecimento com a necessidade de aprender algo mais rápido possível para que eu entrasse na área de T.I, e foi o que aconteceu.
O blog terá o intuito de passar alguns tutoriais básicos e intermediários do mundo de redes de computadores, novidades da área, pesquisas e etc. Sejam bem vindos.


"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."
José de Alencar


Comentários

  1. Orra linda historia ..irmão . que bom que um dia.. pude ser ao menos um coadjuvante desse seu descobrir . e claro mais que feliz em saber e ver cada vez mais.. você se superando . so falta agora aprender a jogar bem SSFV de Ryu em ..kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ae Bruno!!
    Cara você fa parte sim dessa historia, muito obrigado pela oportunidade dada na época, muito obrigado mesmo... agora jogar Streetzim a gente num desaprende não rsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Monitoração de status ONU Fiberhome com Zabbix

Cenário utilizado foi um Debian 8 com Zabbix 3.2 e Banco Mysql, esse tutorial exige que você já tenha familiaridade com comandos snmp para coleta de informações de seus dispositivos e criação de itens e triggers no Zabbix, primeiro passo é garantir que o servidor Zabbix tenha acesso snmp a OLT Fiberhome e segundo obter o arquivo MIB e coloca-lo no /usr/share/snmp/mibs do Zabbix-Server. Teste a comunicação snmp entre servidor e OLT, acesse o terminal do Zabbix-Server.

Digite:

snmpwalk -v2c -c [comunidade] [ip-da-olt]

terá uma saída semelhante a imagem:









Pronto, a comunicação está funcionando.

Agora podemos buscar por informações especificas sobre a OLT nesse link podemos encontrar vários parâmetros para utilizar junto ao comando snmpwalk, no nosso exemplo utilizaremos apenas dois, o "authOnuListMac" vai listar todas as Onu's autorizadas e seus respectivos Mac's.

Digite no terminal Zabbix:

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] authOnuListMac


















O outro parâmetro é o &qu…

Lista de códigos dos países Ubiquiti

Algumas vezes precisamos acessar dispositivos via ssh, em caso de rádios da Ubiquiti você vai se deparar com códigos que referenciam a um determinado país, ao acessar o dispositivo via ssh seja com terminal linux ou via putty no windows com o comando "cat /tmp/system.cfg" para listar as configurações,  a linha "radio.1.countrycode=CÓDIGO" informa com qual país o rádio está configurado, segue abaixo a listagem de códigos:

<option value=”32″>Argentina</option>
<option value=”51″>Armenia</option>
<option value=”533″>Aruba</option>
<option value=”36″>Australia</option>
<option value=”40″>Austria</option>
<option value=”31″>Azerbaijan</option>
<option value=”48″>Bahrain</option>
<option value=”52″>Barbados</option>
<option value=”112″>Belarus</option>
<option value=”56″>Belgium</option>
<option value=”84″>Belize</option>
<option value=”68″>Bolivi…

Monitoração de quantidade de interfaces PPPoE no Mikrotik via Zabbix-3-2.

Nesse tutorial vou considerar que já tenha instalado o seu Zabbix o pacote "snmp-mibs-downloader" e a mib "MIKROTIK-MIB.txt" no caminho /usr/share/snmp/mibs. Apos conferir isso,  já podemos realizar o teste no concentrador Mikrotik.
Configure o protocolo snmp no Mikrotik, Acesse sua RouterBoard e faça o caminho indicado na imagem:

Irá abrir essa janela abaixo, onde habilitara o protocolo e podera fazer mudança sobre a versão e a comunidade(padrão "public")


Aplique as modificações, o Mikrotik já está configurado. Agora está pronto para realizarmos os teste no terminal do Zabbix.
Sintaxe do comando SNMP.
snmpwalk -v[numero da versão] -c[comunidade] IP-MIKROTIK
Exemplo: snmpwalk -v1 -c public 192.168.88.1
Certifique-se de que seu servidor Zabbix tem comunicação com o Mikrotik, ao realizar o comando acima ele irá listar varias informações de seu equipamento como na imagem abaixo, lembrando de alterar os dados do exemplo para o da sua rede.

Voltando ao foco do tu…