Pular para o conteúdo principal

Monitoração de status ONU Fiberhome com Zabbix

Cenário utilizado foi um Debian 8 com Zabbix 3.2 e Banco Mysql, esse tutorial exige que você já tenha familiaridade com comandos snmp para coleta de informações de seus dispositivos e criação de itens e triggers no Zabbix, primeiro passo é garantir que o servidor Zabbix tenha acesso snmp a OLT Fiberhome e segundo obter o arquivo MIB e coloca-lo no /usr/share/snmp/mibs do Zabbix-Server. Teste a comunicação snmp entre servidor e OLT, acesse o terminal do Zabbix-Server.

Digite:

snmpwalk -v2c -c [comunidade] [ip-da-olt]

terá uma saída semelhante a imagem:









Pronto, a comunicação está funcionando.

Agora podemos buscar por informações especificas sobre a OLT nesse link podemos encontrar vários parâmetros para utilizar junto ao comando snmpwalk, no nosso exemplo utilizaremos apenas dois, o "authOnuListMac" vai listar todas as Onu's autorizadas e seus respectivos Mac's.

Digite no terminal Zabbix:

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] authOnuListMac


















O outro parâmetro é o "onuStatus", ele lista todas as Onu's autorizadas e como o nome do parâmetro já diz informa a situação do equipamento.

Digite no terminal Zabbix:

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] onuStatus
















Repare na saída do comando, que ele informa as saidas 1 e 3, que querem dizer 1 "up" e 3 "down"

Para descobrir de quem é a ONU, você terá que acessar sua OLT através do software gerenciador, aqui eu utilizo o ANM2000, Verifique o MAC da ONU de um cliente especifico e utilize o comando:

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] authOnuListMac | grep [mac-onu-cliente]

segue exemplo na imagem abaixo:

Note que cada ONU tem um numero identificador que segue ao parâmetro
"GEPON-OLT-COMMON-MIB::authOnuListMac."

Esse numero identificador utilizarei para verificar "onuStatus" adicionando ele ao comando

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] onuStatus | grep [numero-identificador]









Seguindo o nosso exemplo concluímos que o cliente "x" de MAC=FHTT11037e70 que tem o identificador "35653632" está com equipamento ONU online.

Agora vamos criar um item de coleta no Zabbix com a seguinte OID

GEPON-OLT-COMMON-MIB::onuStatus.35653632


















Visualizando os dados recentes do Host, item coletado OK







Com esse dados em mãos crie uma trigger para alertar a queda das Onu's, lembrando que esse foi cenário de testes, em produção utilize boas praticas, recomendo não utilizar tempo de coletas abaixo de 1 minuto. Esse pequeno tutorial é apenas base para coletar outras informações.

Espero que ajude de alguma forma, abraço!!












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monitorando sinal rx-power gbic Mikrotik via Zabbix

Ambiente utilizado foi maquina Debian 8 Jessie + Zabbix Server 3.2.7. Após várias tentativas de conseguir essa monitoração por snmp e não funcionar (não encontrei a OID ou não existe ela rsrs), comecei a procurar uma forma de fazê-lo via ssh, e acabou dando certo.
Criei um usuário no Mikrotik(CRS212) com permissão para leitura: Exemplo:  Usuário – zabbix  Senha – zabbix
Acesse o terminal do Debian Zabbix: Digite: apt install sshpass Será instalado esse pacote para que possamos enviar a senha junto com o comando no Linux para o Mikrotik.
Agora teste a conexão via ssh com o Mikrotik ssh usuariomikrotik@ipdomikrotik será feita uma pergunta: Are you sure you want to continue connecting (yes/no)? Responda YES
Pronto, já podemos enviar o comando direto do Debian Zabbix para o Mikrotik. sshpass -p senhausuariomikrotik ssh usuariomikrotik@ipmikrotik interface ethernet monitor number=0  once | grep rx-power | sed 's/dBm//g' | awk '{print $2}'
Explicando o comando:
sshpass – permit…

Monitoramento com Zabbix 3.2 - Instalação

O que é Zabbix?

É um sistema de monitoramento de dispositivos de rede open source. Utiliza uma interface web de fácil gerenciamento. Com Zabbix você pode monitorar servidores, equipamentos e muito mais. A monitoração pode ser através do próprio agente Zabbix, por SNMP e alguns outros protocolos e até via scripts personalizados para necessidades especificas. É possível monitorar a saúde de servidores,
como discos, memoria, cpu, rede, aplicações e serviços. Com as coletas de informações em mãos podemos criar alertas sobre incidentes que ocorrem no nosso ambiente, assim podemos agir com mais rapidez e uma melhor tomada de decisão, esses alertas ainda podem ser configurados para servem enviados através de e-mail, sms, telegram e outros.


Instalação via pacote com Debian 8

Necessário que seu sistema esteja instalado e atualizado, será utilizado o repositório oficial do Zabbix para Debian 8, banco Mysql e utilizado todo o processo com usuário root.

Baixar o pacote Zabbix 3.2 para Debian 8

wg…