Pular para o conteúdo principal

Monitoração de quantidade de interfaces PPPoE no Mikrotik via Zabbix-3-2.

Nesse tutorial vou considerar que já tenha instalado o seu Zabbix o pacote "snmp-mibs-downloader" e a mib "MIKROTIK-MIB.txt" no caminho /usr/share/snmp/mibs. Apos conferir isso,  já podemos realizar o teste no concentrador Mikrotik.

Configure o protocolo snmp no Mikrotik, Acesse sua RouterBoard e faça o caminho indicado na imagem:


Irá abrir essa janela abaixo, onde habilitara o protocolo e podera fazer mudança sobre a versão e a comunidade(padrão "public")



Aplique as modificações, o Mikrotik já está configurado. Agora está pronto para realizarmos os teste no terminal do Zabbix.

Sintaxe do comando SNMP.

snmpwalk -v[numero da versão] -c[comunidade] IP-MIKROTIK 

Exemplo: snmpwalk -v1 -c public 192.168.88.1
Certifique-se de que seu servidor Zabbix tem comunicação com o Mikrotik, ao realizar o comando acima ele irá listar varias informações de seu equipamento como na imagem abaixo, lembrando de alterar os dados do exemplo para o da sua rede.


Voltando ao foco do tutorial, que é a quantidade de interfaces pppoes conectados no Mikrotik, encontramos a OID "SNMPv2-SMI::enterprises.9.9.150.1.1.1.0" ela quem retorna o numero da quantidade de interfaces pppoe conectadas.

Sendo assim colocamos ela no final do comando e obteremos o resultado procurado.

Exemplo: 
snmpwalk -v1 -c public 192.168.88.1 SNMPv2-SMI::enterprises.9.9.150.1.1.1.0


Observe o resultado igual 73 e pode ir conferir no Mikrotik se está correto pelo caminho
PPP > Active Connections

Agora é só criar o item no Zabbix e começar as coletas. No meu caso eu apenas inclui um novo item a um template já existente, 
O item montado ficou dessa forma:


Logo depois de ativar o item vá em Monitoramento > Dados Recentes, e selecione o Host monitorado e verifique se estão chegando as coletas dentro do tempo estabelecido.


veja que durante o tempo em que eu criei o item subiu mais uma interface pppoe totalizando 74 conexões pppoe.

Agora eu posso utilizar essa informação para ter uma media de quantos clientes estão ativos e em que períodos do dia é a maior concentração de clientes. Eu tive a necessidade de saber quando ocorresse uma queda brusca de clientes, e montei um alerta para calcular a média de 1 dia menos a média de 10 minutos, se isso chegasse a 20 o Zabbix dispara a trigger ou caso ele chegar a 0 também fazer o mesmo disparo, sendo assim eu fico sabendo que ocorreu problema no local, como por exemplo um bloco de um determinado prédio ficar sem acesso.

Criando a trigger.



Explicando a trigger:
No campo nome defina o que irá informar no alerta, a macro {ITEM.VALUE} ela vai mostrar o ultimo valor do item coletado na trigger.

Expressão: 
{Template:item.avg(1d)} - {Template:item.avg(10m)} > 20 or {Template:item.avg(5m)}=0
Obs: altere os nomes para o template utilizado e para o item criado no seu cenário.


{Template:item.avg(1d)} valor da média de 1 dia

{Template:item.avg(10m)} valor da média de 10 minutos

ao subtrair e esse valor for maior que 20 irá dispará a trigger

o operador OR(ou) irá testar se uma expressão ou a outra será valida 

{Template:item.avg(5m)}=0, se a média de 5 minutos for zero ele dispara

Isso é um exemplo de como uso, você pode modificar de acordo com sua necessidade.

Exemplo de incidentes disparados:



Espero ter ajudado de alguma forma, o tutoria exige que já tenha uma certa familiaridade com o Zabbix, 

grande abraço a todos e até a próxima!



Comentários

  1. Bom dia, fiz esse item no meu servidor, mas estou esbarrando ao criar a trigger diz que não existe a template tem como me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cria ele isolado de um template, pega um host cria o item e depois a trigger, é que no meu caso eu coloquei em um template para jogar para as demais RB's, qualquer coisa fala aí no hangout.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Monitoração de status ONU Fiberhome com Zabbix

Cenário utilizado foi um Debian 8 com Zabbix 3.2 e Banco Mysql, esse tutorial exige que você já tenha familiaridade com comandos snmp para coleta de informações de seus dispositivos e criação de itens e triggers no Zabbix, primeiro passo é garantir que o servidor Zabbix tenha acesso snmp a OLT Fiberhome e segundo obter o arquivo MIB e coloca-lo no /usr/share/snmp/mibs do Zabbix-Server. Teste a comunicação snmp entre servidor e OLT, acesse o terminal do Zabbix-Server.

Digite:

snmpwalk -v2c -c [comunidade] [ip-da-olt]

terá uma saída semelhante a imagem:









Pronto, a comunicação está funcionando.

Agora podemos buscar por informações especificas sobre a OLT nesse link podemos encontrar vários parâmetros para utilizar junto ao comando snmpwalk, no nosso exemplo utilizaremos apenas dois, o "authOnuListMac" vai listar todas as Onu's autorizadas e seus respectivos Mac's.

Digite no terminal Zabbix:

snmpwalk -v2c -c [comunidade]  [ip-da-olt] authOnuListMac


















O outro parâmetro é o &qu…

Lista de códigos dos países Ubiquiti

Algumas vezes precisamos acessar dispositivos via ssh, em caso de rádios da Ubiquiti você vai se deparar com códigos que referenciam a um determinado país, ao acessar o dispositivo via ssh seja com terminal linux ou via putty no windows com o comando "cat /tmp/system.cfg" para listar as configurações,  a linha "radio.1.countrycode=CÓDIGO" informa com qual país o rádio está configurado, segue abaixo a listagem de códigos:

<option value=”32″>Argentina</option>
<option value=”51″>Armenia</option>
<option value=”533″>Aruba</option>
<option value=”36″>Australia</option>
<option value=”40″>Austria</option>
<option value=”31″>Azerbaijan</option>
<option value=”48″>Bahrain</option>
<option value=”52″>Barbados</option>
<option value=”112″>Belarus</option>
<option value=”56″>Belgium</option>
<option value=”84″>Belize</option>
<option value=”68″>Bolivi…

Monitorando sinal rx-power gbic Mikrotik via Zabbix

Ambiente utilizado foi maquina Debian 8 Jessie + Zabbix Server 3.2.7. Após várias tentativas de conseguir essa monitoração por snmp e não funcionar (não encontrei a OID ou não existe ela rsrs), comecei a procurar uma forma de fazê-lo via ssh, e acabou dando certo.
Criei um usuário no Mikrotik(CRS212) com permissão para leitura: Exemplo:  Usuário – zabbix  Senha – zabbix
Acesse o terminal do Debian Zabbix: Digite: apt install sshpass Será instalado esse pacote para que possamos enviar a senha junto com o comando no Linux para o Mikrotik.
Agora teste a conexão via ssh com o Mikrotik ssh usuariomikrotik@ipdomikrotik será feita uma pergunta: Are you sure you want to continue connecting (yes/no)? Responda YES
Pronto, já podemos enviar o comando direto do Debian Zabbix para o Mikrotik. sshpass -p senhausuariomikrotik ssh usuariomikrotik@ipmikrotik interface ethernet monitor number=0  once | grep rx-power | sed 's/dBm//g' | awk '{print $2}'
Explicando o comando:
sshpass – permit…